Entre no
nosso grupo!
WhatsApp
  RSS
  Whatsapp

  20:21

Quem é o professor universitário que ameaçou "guilhotina" para a filha de Roberto Justus?

 Foto: reprodução/TVE

A exposição de um comentário repugnante 77nas redes sociais causou revolta em uns, silêncio em outros, na velha disputa em lados políticos no Brasil. Um professor aposentado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) comentou em uma postagem onde a filha de apresentador de TV e empresário Roberto Justus, de apenas cinco anos, aparece com usando uma bolsa de grife. O docente escreveu “só guilhotina…”. A fala foi imediatamente removida após repercussão negativa, mas não antes de gerar críticas e uma reação jurídica da família Justus.

QUEM É O HOMEM

Trata-se de Marcos Dantas Loureiro, professor aposentado, DESDE 2022, da Escola de Comunicação da UFRJ. Defensor do marxista que prega, entre outras teorias, a luta de classes igual o pais vive agora com a teoria dos pobres X ricos; critica o capitalismo, defende a coletivização dos meios de produção, e luta, no discurso, por sociedade mais igualitária. Marcos Dantas é professor aposentado e recebeu, em junho, segundo o portal da transparência do governo federal, R$ 22.218,30.

Segundo a revista Veja, no campo institucional, Dantas ocupou cargos públicos no primeiro mandato do presidente Lula, sendo secretário de Educação a Distância no MEC entre 2004–2005, secretário de Planejamento e Orçamento no Ministério do Ministério das Comunicações (2003) e integrou o Conselho Consultivo da ANATEL, entre outras funções públicas.

Também participou do Comitê Gestor da Internet (CGI.br) entre 2015 e 2023, defendendo a regulação de dados como "o petróleo do século XXI" e a necessidade de fiscalização sobre fake new.

Guilhotina é um termo usado na Revolução Francesa que significa, na prática, a decapitação da cabeça de pessoas. No caso da revolução, foi símbolo de punição aos ricos, as elites.

 

Com informações da Veja

Mais de Brasil