Entre no
nosso grupo!
WhatsApp
  RSS
  Whatsapp

  19:20

O Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (IMEPI) realizou, nesta semana, a Operação Abastecimento Seguro, que teve como objetivo de combater fraudes eletrônicas em postos de combustíveis, de Teresina e Altos.

Ao todo, foram identificadas três placas adulteradas dentro das bombas de combustível. Entre elas, duas na zona Sul de Teresina, além de uma apreendida na BR 343, em Altos, nessa quinta-feira (18).

Através da fraude eletrônica na placa da bomba de combustível, o consumidor pagava um valor e recebia menos litros do que o indicado no painel.

A Operação Abastecimento Seguro foi realizada de forma simultânea em todos os órgãos delegados do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), em cooperação com forças policiais e órgãos de proteção ao consumidor em cada Estado. As placas apreendidas serão encaminhadas para perícia em um laboratório de São Paulo.

De acordo com o diretor geral do Imepi, Júnior Macedo, a iniciativa protege o cidadão, assegura a confiabilidade das medições e fortalece a lealdade competitiva no setor de combustíveis.

“Além da fraude eletrônica, nós também encontramos diversas outras irregularidades nos postos de combustíveis. Por exemplo, medida baixa contra o consumidor, tentativas de manipulação em fios soltos, entre outros motivos que também são levados em consideração na hora da autuação”, explicou.

Em caso de irregularidades, o consumidor pode enviar uma denúncia para o aplicativo Fala Consumidor, disponível nas versões IOS e Android, além do canal de WhatsApp da ouvidoria do Imepi, pelo telefone (86) 9456-1921.

Mais de Altos - PI