
A Secretaria de Estado da Saúde deu início, nesta segunda-feira (22), à segunda etapa do programa Passo à Frente, na cidade de Campo Maior. Nesta fase, são realizadas consultas, medições e confecção de moldes para órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção (OPMs).
Serão beneficiados moradores de sete municípios do território dos Carnaubais:
- Boa Hora
- Boqueirão
- Cocal de Telha
- Cabeceiras
- Jatobá do Piauí
- Nossa Senhora de Nazaré
- Campo Maior.
O atendimento segue até a próxima quarta-feira (24).
Entre os dispositivos disponibilizados, estão: cadeiras de rodas, bengalas, coletes para correção postural, sapatos para pé diabético e moldes gessados para órteses e próteses. Os pacientes são encaminhados pelas secretarias municipais de Saúde.
Entre os pacientes, está a aposentada Maria de Jesus da Silva, de 93 anos, de Boqueirão, que recebeu avaliação para obter um andador e uma cadeira de rodas.
O programa é uma iniciativa do Sistema Único de Saúde (SUS), executada no Piauí pela Sesapi em parceria com a Associação Reabilitar. Após essa etapa, será organizada a terceira fase, prevista para ocorrer em cerca de 90 dias, quando acontecerá a entrega dos equipamentos confeccionados e a realização dos ajustes finais.
Segundo a coordenadora de Atenção à Pessoa com Deficiência da Sesapi, Daniele Monteiro, o impacto é direto na qualidade de vida da população. “Estamos garantindo acesso gratuito a equipamentos que muitas famílias não teriam condições de adquirir. Isso promove inclusão e mais autonomia para os pacientes”, ressaltou.
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar