O Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) vai passar a adotar, a partir da próxima quinta-feira (19), o novo manual de provas práticas da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). As mudanças alteram critérios de avaliação e valem para todos os candidatos, inclusive os que já estão em processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Entre as principais alterações está a retirada da prova de baliza para a categoria B, destinada a condutores de veículos de quatro rodas com Peso Bruto Total de até 3.500 kg e lotação máxima de oito passageiros, excluindo o motorista. A exigência da baliza permanece para as demais categorias.
Outra mudança relevante é o aumento do número de faltas necessárias para a reprovação. Antes, o candidato era reprovado ao cometer quatro faltas; com o novo manual, o limite passa para 11 faltas.
O novo modelo também elimina as faltas eliminatórias. Com isso, a reprovação automática só ocorrerá se o examinador constatar que o candidato não apresenta condições mínimas de condução segura, com base em avaliação técnica durante o exame.
Segundo o Detran-PI, ajustes jurídicos e técnicos estão em fase final para garantir a implementação do novo fluxo de provas no estado.
A diretora do órgão, Luana Barradas, destacou que as mudanças seguem estudos da Senatran. “As alterações foram baseadas em estudos realizados pela Senatran, com o objetivo de desburocratizar, reduzir custos e manter o foco na segurança viária”, afirmou. A expectativa é que os resultados sejam avaliados a médio e longo prazo.

Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar