O Ministério da Saúde entregou, nesta quinta-feira (27), em Brasília, 156 novas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para 15 estados, beneficiando 96 cidades. Dessas, 21 serão destinadas ao Piauí, contribuindo para a ampliação e modernização do serviço no Estado.
No Piauí, os veículos serão distribuídos entre os municípios de
- Alto Longá,
 - Baixa Grande do Ribeiro,
 - Campo Alegre do Fidalgo,
 - Capitão Gervásio Oliveira,
 - Caraúbas do Piauí,
 - Caridade do Piauí,
 - Caxingó,
 - Curral Novo do Piauí,
 - Curralinhos,
 - Dom Expedito Lopes,
 - Fronteiras,
 - Jacobina do Piauí,
 - Marcolândia,
 - Matias Olímpio,
 - Morro Cabeça no Tempo,
 - São Braz do Piauí,
 - São João do Arraial,
 - São Lourenço do Piauí,
 - São Miguel da Baixa Grande,
 - Vera Mendes.
 
Os novos veículos serão utilizados principalmente no atendimento a urgências clínicas, emergências obstétricas, casos de mal súbito, acidentes de trânsito e vítimas de lesões por armas brancas ou de fogo.
Desde 2018, Unidades de Suporte Avançado não eram entregues, e agora elas terão capacidade de atender 20,4 milhões de pessoas em todo o Brasil. No Piauí, a chegada desses veículos representa uma renovação significativa para o interior do Estado, destaca a coordenadora do Samu Estadual, Christianne Rocha.

“De janeiro de 2025, até agora, foram 67 ambulâncias entregues ao estado, que integra a política de universalização do Samu”, declarou o superintendente da Rede de Alta e Média Complexidade da Secretaria da Saúde (Sesapi), Dirceu Campêlo.
Os gestores municipais podem solicitar a ampliação ou renovação da frota do Samu 192 por meio da edição 2025 do PAC Seleções da Saúde. As inscrições estão abertas até o dia 31 de março, e, nesta fase, 1,5 mil novas ambulâncias serão distribuídas em todo o país.
																				 
																								
								
								
								


	
															
	
															
	
															
	
												
	
															
	
															
						
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar