
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta terça-feira (23) que se encontrou brevemente com o presidente Lula (PT) na abertura da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) e que os dois líderes devem se encontrar para conversar na próxima semana.
Trump elogiou Lula e disse que teve "uma química excelente" com o presidente brasileiro. O encontro, segundo ele, foi breve e aconteceu nos bastidores da Assembleia Geral da ONU, onde os dois discursaram, um na sequência do outro. O governo brasileiro confirmou a reunião.
Veja o que falou Trump sobre Lula e o Brasil:
"Eu estava entrando (no plenário da ONU) e o líder do Brasil estava saindo. Eu o vi, ele me viu, e nos abraçamos. E aí eu penso: 'Vocês acreditam que vou dizer isso em apenas dois minutos?' Nós realmente combinamos de nos encontrar na próxima semana. Não tivemos muito tempo para conversar, tipo uns 20 segundos", relatou Trump.
"Em retrospecto, fico feliz de ter esperado (para negociar tarifas). Nós tivemos uma boa conversa e combinamos de nos encontrar na próxima semana, se isso for de interesse mútuo, mas ele pareceu um homem muito agradável. Na verdade, ele gostou de mim, eu gostei dele", continuou.
"Só faço negócios com pessoas de que eu gosto. Quando não gosto deles, não gosto deles. Tivemos uma excelente química por pelo menos uns 39 segundos", completou o presidente americano.
A fala de Trump contrastou com a tensa relação que Estados Unidos e Brasil vêm tendo desde julho, quando Trump anunciou tarifas de 50% a produtos brasileiros em retaliação ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) — que foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 27 anos de prisão pelo crime de golpe de Estado.
Lula também citou brevemente a condenação de Bolsonaro em seu discurso, que abriu a Assembleia Geral. "Diante dos olhos do mundo, o Brasil deu um recado a todos os candidatos a autocratas e àqueles que os apoiam. Nossa democracia e nossa soberania são inegociáveis", afirmou o presidente brasileiro. Ele também mandou recados a Trump durante a fala.
Em seu discurso na ONU, o presidente dos EUA também falou sobre o Brasil, como fez em diversas ocasiões anteriormente, ao dizer que o país "enfrenta grandes tarifas em resposta a seus esforços sem precedentes para interferir nos direitos e nas liberdades de nossos cidadãos americanos e de outros, com censura, repressão, uso político das instituições, corrupção judicial e perseguição a críticos políticos nos EUA".
A Assembleia Geral da ONU é o principal evento das Nações Unidas e acontece anualmente. Durante a assembleia, líderes dos 193 países membros da ONU discursam.
Esta é a primeira viagem de Lula aos Estados Unidos desde o retorno de Trump à presidência do país, em janeiro de 2025.
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar