
Plataformas como iFood, Mercado Livre e PicPay foram afetadas nesta segunda-feira (20) pela falha na Amazon Web Services (AWS), serviço de computação em nuvem da Amazon. O incidente impactou sites e aplicativos em todo o mundo.
Empresas como Duolingo, Canva, Snapchat, Fortnite e Zoom também foram prejudicadas pela falha, de acordo com a Reuters.
Outros serviços de pagamento, entretenimento, e-commerce e marketplaces também tiveram alta nas notificações de erros no Downdetector, site que monitora falhas nas plataformas digitais. Não é possível afirmar que todos os casos estão ligados ao erro na AWS.
O que é a Amazon Web Services (AWS)?
A AWS foi criada inicialmente para atender à própria Amazon, mas hoje oferece serviços como hospedagem de sites, bancos de dados e ferramentas de inteligência artificial para terceiros. Entre seus concorrentes, estão Azure (Microsoft), Google Cloud, Oracle e IBM.
O Mercado Livre, o Mercado Pago e o PicPay confirmaram que a instabilidade em seus aplicativos foi causada pela falha na AWS e afirmaram que estavam trabalhando para resolver o problema.
O iFood, um dos principais clientes da AWS no Brasil, disse que houve instabilidade em um dos seus "fornecedores de tecnologia", o que pode causar "lentidão ou falhas em alguns serviços". A empresa disse que sua equipe está trabalhando para garantir o funcionamento do serviço.
A OLX disse que trabalha com seu provedor global para resolver uma "intermitência em serviço pontuais".
O que se sabe
A AWS identificou às 4h11 (horário de Brasília) que o problema estava ligado aos sistemas de banco de dados e de servidores virtuais voltados para empresas que utilizam seu serviço de nuvem.
Em comunicado, a AWS disse que o erro no banco de dados foi "totalmente mitigado" às 6h24, mas que clientes ainda enfrentavam problemas nos servidores virtuais. À tarde, muitas empresas ainda tinham instabilidade, segundo o Downdetector, que monitora falhas em sites e aplicativos.
A AWS informou que o problema aconteceu na região US-EAST-1, como é chamado seu grupo de data centers no norte da Virgínia, nos Estados Unidos. A empresa tem 38 regiões de data centers em todo o mundo, incluindo uma no Brasil.
Na madrugada desta segunda, foram registradas "taxas de erro significativas" no DynamoDB, sistema de banco de dados da AWS que opera nessas regiões de data centers e é voltado para aplicações que exigem alta velocidade e estabilidade.
Ele consegue processar grandes volumes de dados e muitas requisições por segundo sem que o usuário precise configurar servidores manualmente.
A falha no DynamoDB estava no processo de resolução de DNS, que transforma "nomes de domínio" (como "site.com.br") em números (endereços de IP) interpretados por computadores.
Além disso, empresas tiveram dificuldades para criar novos servidores virtuais no serviço Elastic Compute Cloud (EC2). Como o nome indica, ele tem uma característica "elástica" que permite aumentar ou diminuir a capacidade para executar sistemas conforme necessário.
A AWS disse que identificou alguns sinais de recuperação após adotar medidas para resolver os problemas ligados ao EC2 e que estava tomando medidas semelhantes nos locais que ainda enfrentavam problemas.
Os erros impactaram outras funcionalidades na AWS. Por volta das 18h30, 76 recursos da plataforma ainda tinham algum tipo de instabilidade. Outros 66 apareciam como resolvidos na página do serviço.
Veja abaixo alguns dos serviços digitais que apresentaram instabilidade nesta segunda-feira (20):
iFood
Mercado Livre
Mercado Pago
PicPay
Snapchat
Banco Pan
Stone
Amazon
OLX
Wellhub
Claro
Canva
Zoom
Alexa
Perplexity
Fortnite
Prime Video
Roblox
Entre as empresas listadas como clientes no site da AWS, estão Snapchat, Prime Video, OLX e PicPay.
O que dizem as empresas
Ifood: "Instabilidades em um dos nossos fornecedores de tecnologia estão afetando diversos aplicativos no mundo todo, incluindo o iFood. Por isso, o app pode apresentar lentidão ou falhas parciais em alguns serviços. Nossa equipe técnica está acompanhando a situação de perto e trabalhando para garantir o funcionamento da plataforma."
Mercado Livre/ Mercado Pago: "O Mercado Livre e Mercado Pago reconhecem que houve uma instabilidade em seus aplicativos, provocada por uma falha generalizada e ampla no sistema da AWS. Nossas equipes estão trabalhando rapidamente para restabelecer o sistema."
PicPay: "Como outras instituições financeiras e de entretenimento, o PicPay foi afetado pela instabilidade global nos serviços da AWS. Os serviços estão mais lentos que o comum. As empresas já estão trabalhando em conjunto para resolver o problema o mais rapidamente possível."
Snapchat: "Estamos cientes de que alguns usuários estão tendo problemas. Aguarde, estamos investigando."
OLX: "A OLX esclarece que está passando por intermitência em serviços pontuais e está trabalhando em conjunto com o provedor global para normalizar as atividades."
Banco PAN: "O Banco PAN informa que seus serviços digitais, incluindo o aplicativo, enfrentaram instabilidade nesta segunda-feira (20), em razão de uma falha técnica em fornecedor de infraestrutura — situação que também impactou outras empresas e setores globalmente.
As equipes técnicas do PAN estão atuando para restabelecer integralmente os serviços o mais rápido possível. O banco reforça seu compromisso com os clientes e agradece pela compreensão. Todos os canais de atendimento seguem disponíveis para suporte.”
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar