O número de furtos de cabos de energia em Teresina aumentou em 126 casos em um ano. A falta da fiação provoca o desligamento dos semáforos em várias avenidas da capital, afetando o trânsito. Durante esta semana, três vias importantes ficaram sem sinalização após o crime.
Em 2024, 591 casos foram registrados, em 2025, o número subiu para 717. O contador Rhenderson Lima contou à TV Clube que passa por cerca de sete cruzamentos para chegar ao trabalho e enfrenta atrasos por causa dos congestionamentos provocados pelos furtos.
"A gente já sai de casa quase em cima do horários, quando um semáforo desse apaga, ninguém quer dar a preferencia para ninguém, com risco de causar até uma batida e causar um congestionamento maior", relatou o motorista.
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) informou que cada central controladora opera vários semáforos. Quando uma delas é desligada por causa dos furtos, grandes trechos das vias públicas ficam sem sinalização.
"A prefeitura tem um contrato com a empresa que preconiza que qualquer problema que tenhamos com o conjunto de sinalização semafórica, do controlador, ou do conjunto de sinalizadores, a gente aciona a sinalização e, imediatamente, um funcionário vai sanar (o problema), através de um reset", informou o diretor de Operação e Fiscalização da Strans, coronel Jaime Oliveira.
O coronel Jaime Oliveira acrescentou que a Strans intensificou a fiscalização nas regiões com mais registros de furtos, com o objetivo de identificar e prender os responsáveis.
"Dos polícias militares que estão no convenio da Polícia Militar com a prefeitura, uma parte está na Strans e nos estamos na madrugada, em viaturas descaracterizadas, para flagrar e tirar essas pessoas de circulação", completou o diretor.




Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar