Entre no
nosso grupo!
WhatsApp
  RSS
  Whatsapp

  14:06

Semec é alvo de operação da Polícia Federal em Teresina; saiba quem são os presos

A Secretaria Municipal de Educação (Semec) é alvo da Operação Mãos Limpas, da Polícia Federal, na manhã desta quarta-feira (26). Vinte e sete mandados de busca e apreensão devem ser cumpridos e quatro pessoas foram presas. 

De acordo com a Polícia Federal, a Justiça Federal determinou o sequestro de bens e o bloqueio de bens dos investigados, que ultrapassam R$ 40 milhões.

Os presos foram: Francisco de Jesus dos Reis (proprietário da antiga Belazarte, atualmente Alfa Gestão de Recursos Humanos LTDA), Victor Almeida de Moura, Bruno Barbosa dos Santos e Francisco Aderson de Sousa Ramos. Os mandados eram temporários e como todos colaboraram com as investigações foram soltos.

As empresas alvos dos mandados foram a Limp Serv (do empresário Wrias Moura), Mutual Serviços de Limpeza, Alfa Gestão e Ação Seletiv.

Empresário Wrias Moura foi alvo de mandado

Entre os alvos de mandado de busca e apreensão está o empresário Wrias Moura, dono da Kalor Produções. A imprensa apurou que os policiais estiveram no apartamento dele, nas primeiras horas desta manhã, dando cumprimento à ordem judicial para apreender documentos e dispositivos eletrônicos que possam subsidiar novos elementos de informação no bojo das investigações da Operação Mãos Limpas.

Início das investigações

As investigações começaram em 2023 após denúncias de irregularidades em contratos de terceirização de mão de obra da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), referentes aos certames de 2019 e 2022, ambos ainda em execução. As fraudes ocorreram na gestão pública anterior, e os quatro servidores públicos investigados foram exonerados em meados de 2025.

As análises identificaram direcionamento contratual, uso de empresas de fachada, indícios de superfaturamento e retenção indevida de parte dos salários de trabalhadores terceirizados.

Segundo o secretário municipal de Educação Ismael Silva, a ação é um desdobramento da Operação Gabinete de Ouro, que apura um suposto esquema de desvio de verba durante a gestão do ex-prefeito Dr. Pessoa entre 2021 e 2024.

Com informações do GP1 e G1

Mais de Polícia