A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) realizou, nesta terça-feira (2), a entrega de 598 itens de mobilidade do Programa Passo à Frente para moradores de Castelo do Piauí e de mais seis municípios da região do território dos Carnaubais.
Foram entregues cadeiras de rodas, cadeiras de banho, cadeiras duplas, calçados para pé diabético, calçados ortopédicos, próteses, órteses, andadores, coletes, bengalas e palmilhas, itens que impactam diretamente na qualidade de vida da população beneficiada.
Os equipamentos de mobilidade foram entregues a moradores de Castelo do Piauí, Assunção do Piauí, Buriti dos Montes, Juazeiro do Piauí, Novo Santo Antônio, São João da Serra, São Miguel do Tapuio e Sigefredo Pacheco.
A coordenadora de Atenção à Pessoa com Deficiência da Sesapi, Daniele Monteiro, ressaltou a importância da ação para os moradores da região. “Estamos garantindo acesso gratuito a equipamentos que muitas famílias não teriam condições de adquirir. Isso promove inclusão e mais autonomia para esses piauienses”, destaca a coordenadora.
Entre os beneficiados está o senhor José de Araújo, de 63 anos, da cidade de Assunção do Piauí, que recebeu uma prótese transtibial para a perna esquerda.“Esse programa aqui é uma bênção, ajuda demais. Já é a quarta prótese que eu recebo pelo Passo à Frente, e que eu nunca poderia comprar por conta própria”, comemora o aposentado.
A dona Antônia Aldemir da Silva, de 53 anos, residente em Castelo do Piauí, também recebeu um dos equipamentos. Devido a complicações da diabetes, ela precisou amputar o pé esquerdo e três dedos do pé direito. Do Programa Passo à Frente, recebeu uma prótese para o pé direito, calçados, cadeira de rodas e cadeira de banho.
“É a primeira vez que eu recebo, acabei de testar e está ótimo. Esses equipamentos vão me ajudar demais. Por causa da diabetes eu tenho fraqueza nas pernas. Se não fosse esse programa, eu nem sabia como ia conseguir. Facilitou demais minha vida”, afirma.
O programa é uma iniciativa do Sistema Único de Saúde (SUS), executada no Piauí pela Sesapi em parceria com a Associação Reabilitar.
“O Passo à Frente é referência no apoio à acessibilidade e na garantia de direitos para pessoas com deficiência, consolidando-se como um instrumento de inclusão social no estado”, reforça o secretário de Estado da Saúde, Antonio Luiz.





Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar