Uma chuva de 51 mm e ventos de até 80 km/h causaram estragos no domingo (21) em Picos, no Piauí. Vídeos feitos por moradores mostram que o impacto destelhou casas, derrubou a estrutura de uma quadra esportiva e até a bomba de um posto de combustíveis.
A TV Clube apurou que a quadra do bairro Morada Nova desabou em meio à forte ventania. Toda a estrutura metálica, as grades, os alambrados e os pilares de ferro desmoronaram durante a chuva. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.
No Centro, várias casas foram destelhadas e antenas e portões, arrancados. Na Cohab, o vento derrubou uma bomba e outros equipamentos do posto de combustíveis. Uma árvore também caiu em meio à estrada no bairro Junco.
Segundo a meteorologista Sônia Feitosa, da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh), a quantidade de chuva foi expressiva. A previsão é de que continue a chover na cidade e em outras partes do estado ao longo desta segunda-feira (22).

"As chuvas estão começando a chegar pela penetração de umidade conjugada com altas temperaturas. Picos estava registrando acima de 37 °C nesse momento. O confronto entre massas mais frias com massas mais quentes pode formar essas ventanias", explicou a meteorologista.
"Resta ter cuidado porque os centros urbanos têm capacidade de absorção de água reduzida. Além disso, o aumento populacional, as construções irregulares e o uso e ocupação do solo tornam mais difícil", completou Sônia.
Alertas de chuvas
O Piauí tem dois alertas de chuvas intensas nesta segunda e até as 10h de terça-feira (23), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
As chuvas podem variar entre 20 e 60 mm por hora, com ventos que alcançam até 100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
"Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada e contate a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros", aconselhou o Inmet.




Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar