
Durante missão internacional na China, ao lado do presidente Lula, o governador Rafael Fonteles anunciou, nesta segunda-feira (12), a assinatura de um memorando de entendimentos com a estatal China General Nuclear Power Group (CGN), maior companhia de energia nuclear do país.
O acordo prevê investimentos que ultrapassam R$ 3 bilhões para a expansão dos negócios da empresa em projetos de energia renovável no Piauí, com foco em fontes solar, eólica e armazenamento de energia.
Diretamente de Pequim, Rafael destacou que a CGN já atua no Piauí desde 2019, com empreendimentos em Ribeira do Piauí (energia solar) e Lagoa do Barro (energia eólica). Agora, a empresa chinesa apresentou planos de ampliação dessas operações, com a instalação de novas usinas que totalizam mais de 1,4 gigawatts em capacidade instalada.
Segundo Fonteles, com o novo investimento, mais de 5 mil empregos devem ser gerados durante a fase de construção das novas unidades. “Estou muito feliz aqui, em Pequim, após assinar esse memorando com a CGN. Eles acreditam no Piauí e vão ampliar a atuação com projetos importantes e inovadores no estado”, afirmou o gestor.
Entre os destaques dos novos projetos, está a implantação de um sistema de armazenamento de energia e o desenvolvimento de um projeto piloto de geração termossolar, uma tecnologia que converte energia da radiação solar em eletricidade de forma diferenciada, reforçando o pioneirismo do estado na área de energias limpas.
Ao todo, foram confirmados R$ 27 bilhões em novos investimentos de empresas chinesas no Brasil, envolvendo setores estratégicos como energia renovável, mobilidade, tecnologia verde e logística.
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar