
Moradores da comunidade Cocalinho, na zona rural de Cocal de Telha, região Norte do Piauí, denunciam que os trilhos da antiga linha ferroviária que ligava Teresina à cidade de Parnaíba estão sendo retirados e carregados por caminhões durante a noite, sem qualquer sinalização de que seja de conhecimento das autoridades.
Segundo relatos de moradores ao Em Foco, os veículos entram discretamente na região e retiram os trilhos, sempre em horário noturno. Os moradores não sabem se a retirada dos ferros foi autorizada, ou se trata-se de um furto de patrimônio público. Boa parte do trecho, inclusive no percurso que corta a cidade de Campo Maior, já não tem mais os trilhos.
HISTÓRIA E ABANDONO
A antiga ferrovia, hoje desativada, foi construída no início do século XX e foi parte fundamental da integração do Piauí, ligando a capital ao litoral, inclusive escoando a carne de gados abatidos no Frigorifico do Piauí em Campo Maior. Operada originalmente pela Rede Ferroviária Federal (RFFSA), a linha teve seu uso gradualmente abandonado a partir da década de 1980, culminando na total paralisação nas décadas seguintes.
Apesar da desativação, os trilhos permaneceram por muitos anos, como bens patrimoniais públicos, mas nos últimos anos começaram a ser retirados em diversos pontos da linha ferra. Não se sabe, ao certo, de quem é a responsabilidade de ainda preservar o patrimônio público, se estatal ou alguma concessionária.
De acordo com a legislação vigente, a retirada desse tipo de material deve ser precedida de autorização formal por órgãos como a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) ou a estatal Valec Engenharia, empresa vinculada ao Ministério da Infraestrutura.
Veja o vídeo
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar