
O Piauí alcançou em 2024 o melhor resultado da sua história em alfabetização infantil, com 59,82% das crianças consideradas alfabetizadas ao fim do 2º ano do ensino fundamental. O desempenho colocou o estado entre os 10 melhores do país e com o terceiro maior crescimento nacional no Indicador Criança Alfabetizada (ICA), divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) na semana passada.
No Território dos Carnaubais, o município que mais se destacou foi Buriti dos Montes, que atingiu 98,33% de crianças alfabetizadas. Em seguida, aparecem Jatobá do Piauí e Nossa Senhora de Nazaré, ambos com 95,24%, e São João da Serra, com 93,97%. Os quatro municípios ultrapassaram a marca dos 90%, considerada marca de excelência.
Outros municípios da região que também apresentaram bons índices foram:
Castelo do Piauí – 82,63%
Novo Santo Antônio – 82,08%
Boqueirão do Piauí – 77,10%
Sigefredo Pacheco – 75,67%
Juazeiro do Piauí – 71,43%
Assunção do Piauí – 69,88%
Esses resultados fazem parte do esforço conjunto das redes municipais, com apoio do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC) e do Pacto pelas Crianças do Piauí, coordenado pela primeira-dama do estado, Isabel Fonteles, e executado pela Secretaria da Educação (Seduc).
O avanço estadual – de 52% em 2023 para 59,82% em 2024 – superou a média nacional (59,2%) e a própria meta do MEC para o Piauí (57%). Atualmente, o estado conta com sete municípios que atingiram 100% de alfabetização e outros 17 com índices acima de 95%.
O Governo do Estado pretende ampliar os resultados com formação continuada de professores e gestores, entrega de materiais didáticos, melhoria da infraestrutura, avaliações periódicas, premiações e monitoramento contínuo, com especial atenção às cidades que ainda enfrentam desafios para atingir metas mais ambiciosas.
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar