
Um padre foi indiciado pela Polícia Civil do Piauí pelo crime de estupro contra uma mulher de 27 anos, ocorrido em julho deste ano no município de Brejo do Piauí, no Sul do estado.
O nome do sacerdote não foi divulgado pela polícia, mas a Diocese de São Raimundo Nonato confirmou em nota oficial o afastamento do reverendíssimo padre José Washington Barros Mesquita, presbítero da região, após denúncias relacionadas a um possível delito contra o sexto mandamento.
Este mandamento, segundo a Igreja Católica, refere-se a qualquer ação, desejo ou pensamento que prejudique a castidade ou a dignidade do matrimónio, como o adultério, a pornografia, a prostituição e a estupro, além de outros atos de violência sexual cometidos por clérigos, segundo o direito canónico.
Segundo a polícia, o padre era amigo da família da vítima e se aproveitou da relação de proximidade para cometer o crime. Ele frequentava a residência da família e no dia do crime, a vítima afirmou que estava sozinha em casa, o padre ficou sabendo e foi até lá, momento em que o crime aconteceu.
A denúncia foi feita no dia 29 de julho, quando a vítima compareceu à delegacia acompanhada dos pais e de policiais. Dias depois, o sacerdote foi formalmente indiciado. Durante o interrogatório, segundo a polícia, o investigado optou por permanecer em silêncio, exercendo o direito de se manifestar apenas em fase judicial.
Em comunicado divulgado no dia 29 de julho, a Diocese de São Raimundo Nonato afirmou ter sido surpreendida com as denúncias e destacou que todas as providências cabíveis estão sendo tomadas. O bispo Dom Ronilton Souza de Araújo determinou o afastamento imediato do padre José Washington de todas as atividades eclesiásticas.
A Diocese também reafirmou “o compromisso e zelo para com o povo de Deus” e pediu que, diante do momento delicado, a comunidade eclesial se una em oração.
No mesmo período, a Diocese também comunicou mudanças nas paróquias da região. O padre Manoel Messias Nunes Sobreira foi transferido para a Paróquia São José, em Brejo do Piauí, enquanto as paróquias Sagrado Coração de Maria e Nossa Senhora de Fátima passarão a ser acompanhadas pelo diácono Caio Torres Vieira, com apoio do padre Erasmo Galdino de Sousa.
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar