O Governo do Piauí, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), divulgou no Diário Oficial do Estado (DOE) o calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para o ano de 2026. As informações constam na Instrução Normativa Sefaz/UNATRI nº 1/2025, que também define as regras de parcelamento e os descontos para pagamento em cota única. A expectativa é que a arrecadação alcance cerca de R$ 650 milhões.
Atualmente, o Piauí possui cerca de 1,56 milhão de veículos registrados no sistema Renavam. No entanto, apenas pouco mais de 400 mil pagam o IPVA efetivamente. Desse total, 828 mil motocicletas são isentas devido à cilindrada e outros 282 mil veículos não são tributados por possuírem mais de 15 anos de fabricação. A tabela oficial de valores do IPVA será divulgada após a atualização da base de preços feita pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE).
Os contribuintes que optarem pelo pagamento em conta única (à vista) poderão obter os seguintes descontos:
- 15%* para pagamentos realizados até 30 de janeiro de 2026;
- 10% para pagamentos efetuados até 27 de fevereiro de 2026.
Também será possível parcelar o imposto em até três vezes, com os seguintes vencimentos:
- 1ª parcela:30 de janeiro de 2026
- 2ª parcela: 27 de fevereiro de 2026
- 3ª parcela: 31 de março de 2026
Segundo a superintendente da Receita Estadual, Graça Moreira Ramos, todos os contribuintes deverão estar com o IPVA quitado até 31 de março de 2026, seja por pagamento à vista ou parcelado, para realizar a regularização do veículo junto ao Detran.
Licenciamento anual
O Governo do Estado também informou que a taxa de licenciamento anual de veículos usados deverá ser paga até o dia 31 de março de 2026. O pagamento é obrigatório para a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), documento necessário para que o veículo possa circular de forma regular.



Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar