Entre no
nosso grupo!
WhatsApp
  RSS
  Whatsapp

  02:31

A eleição municipal em Campo Maior deste ano teve maior número de candidatos em relação a pleitos anteriores. Cresceu também o número de candidatos que não votaram em si mesmo. 


O crescimento de candidatos foi 22,2%. Em 2012, eram três candidatos a prefeito e 90 nomes que disputavam uma vaga na Câmara Municipal. Agora, foram quatro candidatos a prefeito e 110 a vereador. 


Na eleição passada, nove candidatos a vereador não receberam o próprio voto em Campo Maior. Neste o ano o número subiu para 11. Mesmo sem somar nenhum voto, sete deles assumiram a condição de suplente (pode assumir o cargo de vereador). Veja a lista 

 

Helena Soares (PT) – Suplente 
Santinha (PV) – Suplente 
Fátima do Alto do Meio (PP) – Suplente 
Magnólia Alves (PMDB) – Suplente 
Lidiane (PRB) – Suplente 
Jéssica (PMN) - Não eleita
Jhow (PMN) – Não eleito 
Bizuca (PMN) – Não eleita 
Marienne (PSC) – Não eleita 
Cibele Barros (PMDB) – Suplente 
Bruna do Vale (SD) – Suplente 

 

Eleição em números
O número de pessoas aptas a votar reduziu. Com o recadastramento biométrico, o município perdeu 3, 314 eleitores. No entanto, o número de campomaiorenses que foram às urnas cresceu em comparação com a eleição passada. Em 2012, foram 29.035 votos. No último domingo, 29, 732 eleitores compareceram.  


Aumentou ainda o número de eleitores anularam o voto. De 1, 647 em 2016, o número saltou para 1, 657. Por outro lado, diminuiu o número de votos brancos. De 569 nas eleições passada, agora somaram 448. 


Apesar desses números, a votação dos vereadores eleitos nas primeiras posições diminuiu. Em 2012 o vereador Edvaldo Lima foi o mais votado com 1, 636 votos. No último domingo Edvaldo voltou a ser o mais votado, dessa vez com 1, 258.  O mesmo se repetiu com os eleitos Manin Pereira e Sena Rosa. 

Por Otávio Neto

Mais de Cidades