Entre no
nosso grupo!
WhatsApp
  RSS
  Whatsapp

  02:37

O prefeito Paulo Martins fez na manhã desta segunda-feira, (05/10) a abertura da II Semana do Bebê em Campo Maior. A ação que chama atenção para os cuidados  da criança  na primeira infância, antes mesmo do nascimento, considerada primordial para o crescimento e o desenvolvimento saudável dos filhos e da sociedade, trata-se da preparação para que o município de Campo Maior concorra o SELO UNICEF 2015. Foi organizado um espaço,  representando um lar, para mostrar que a criança deve ser amamentada com tranquilidade e o lar é um dos locais adequados.

 

Em Campo Maior três secretárias estão envolvidas neste Projeto de preparação para conquistar o SELO UNICEF, a Educação,  Saúde e a Secretaria de Desenvolvimento Social – SEMDES. A solenidade aconteceu no Auditório do CAIC, por volta das 8h30. Presentes, além do prefeito, os secretários de Saúde Marcelo Miranda, de Educação “Ribinha” , a secretária da SEMDES Conceição Lima, a articuladora do SELO UNICEF em Campo Maior Micheline Arruda e a presidente do Conselho do Direito da Criança e Adolescente Melissa Ferreira.

 

O vereador Manin Pereira e algumas agentes comunitárias de saúde também estiveram presentes.O prefeito Paulo Martins disse que o desenvolvimento saudável da criança acontece muito forte com a participação da família e ele cita que isto na educação, na saúde. “É fato que mais de 50% depende mais da família do que do processo público. Para ter uma boa saúde a família tem que entender que a criança precisar ser acompanhada, tomar as medidas corretas com relação a alimentação e outros cuidados. Sem o acompanhamento do pai e da mãe isto fica difícil. É preciso o pai, a mãe e os responsáveis se envolverem mais neste processo”, destacou o prefeito.

 

 

As palavras do prefeito foram endossadas pelo secretário de Saúde Marcelo Miranda que também explicou que esta segunda-feira é importante porque marca o início em Campo Maior da II Semana do Bebê. “No ano passado o prefeito Paulo Martins sancionou uma lei, no dia 28 de outubro de 2014, regulamentando a Semana do Bebê. Independente de gestões que virão esta semana é uma Lei e todos vão cumprir. O objetivo dela é garantir a sobrevivência e o desenvolvimento das crianças”, citou.

 

 

O secretário Marcelo pontou que o importante nesta semana é as três secretarias trabalharem a conscientização da necessidade de todos os setores terem um olhar voltado as necessidades da criança na primeira infância que vai de 0 a 6 anos de idade. “O que se aprende na Semana do Bebe é esta rede de setores voltados para esta missão”, enfatizou Marcelo Miranda. A secretária Conceição Lima mencionou como o prefeito a importância dos pais na formação do caráter de seus filhos e citou uma fase bíblica. “Ensina o seu filho o caminho que deve andar e ele não se desviará dele”. Segundo ela, o pai deve ter seus ensinamentos coerentes com a prática, pra dar o bom exemplo ao filho.

 

 

O secretário de Educação Ribinha em sua fala mostrou que as ações na vida das pessoas devem começar na infância. Tudo o que fazemos na vida se torna melhor quando existe planejamento. “O planejamento familiar é indispensável”, refletiu ressaltando que neste contexto é necessário que haja o envolvimento do poder público. “O papel do poder público e cuidar bem das pessoas nós estamos aqui comprovando a ação do prefeito Paulo Martins quando criou esta lei e num espaço de tempo suficiente e necessário para serem discutidas políticas públicas voltadas a criança na primeira infância “, mostrou.

 

Fonte: Ascom 

Por Otávio Neto

Mais de Cidades