
Crepioca ou pão francês com ovo? Qual dos dois é mais saudável? Nutricionistas foram ouvidos para entender se há um vencedor no "confronto", mas o fato é que cada um tem vantagens e desvantagens, principalmente se analisados separadamente, sem o ovo.
A crepioca é uma receita simples e feita com poucos ingredientes: ovo, tapioca, sal. A receita rende uma massa leve, parecida com uma panqueca.
“A crepioca é uma ótima opção para o café da manhã, lanche da tarde ou pós-treino, dependendo do contexto alimentar do paciente. É uma combinação alta em saciedade por conta da proteína e retarda a absorção da glicose da refeição”, destaca Giuliana Modenezi, nutricionista no Espaço Einstein Esporte e Reabilitação, do Hospital Israelita Albert Einstein.
O pão com ovo também é um prato simples de preparar. Mas para quem gosta do pão fresco, feito na hora e não mora perto de uma padaria ou não gosta do sabor do pão aquecido depois de ser congelado, preparar a crepioca pode ser menos trabalhoso.
“O pão francês, por si só, já tem um índice glicêmico menor, mas na combinação com o ovo, o índice glicêmico é maior do que na crepioca”, destaca o médico nutrólogo Noé Alvarenga.
Para entender melhor, confira abaixo a comparação do valor nutricional da tapioca pura e do pão francês puros, e também com o ovo, em diferentes quesitos.
Observação: as fibras são calculáveis, mas são muito variáveis de acordo com o tipo de pão. Segundo Modenezi, a quantidade de fibras da crepioca não é algo significativo, diferente do pão.
Vantagens da CREPIOCA e dicas para o consumo:
•A goma de tapioca sem o ovo é majoritariamente carboidrato e o ovo fornece proteína para essa refeição. Com o ovo, é garantida a proteína (bom para o pós-treino).
•A combinação da tapioca com o ovo gera alta saciedade por conta da proteína e retarda a absorção da glicose da refeição.
•Para melhorar a qualidade das fibras da crepioca ou da própria tapioca, é possível adicionar farelo de aveia, semente de chia, linhaça ou gergelim.
•Versatilidade: aceita recheios doces e salgados.
•Não contém glúten (interessante para celíacos ou sensíveis).
•Ajuda a dar mais saciedade, dependendo do recheio.
•A crepioca pode até ser um alimento completo para o jantar, se forem acrescentados, por exemplo: tomate picado, cenoura ralada, requeijão e salada.
Dicas para quem está de dieta ou treina
•Pré-treino leve: crepioca com banana e pasta de amendoim.
•Pós-treino: crepioca com ovo mexido ou frango.
•Baixo teor de carboidratos: use só a clara do ovo e reduza a goma.
Vantagens do PÃO FRANCÊS e dicas para seu consumo:
•É prático e acessível.
•Permite a combinação com vários tipos de proteína para deixá-lo mais nutritivo.
•Vale lembrar que os alimentos integrais fornecem mais saciedade e há uma variedade de tipos de pão francês, como o pão de centeio e o pão francês integral. “Essas versões são mais interessantes do que a goma de tapioca, porque elas também vão ter essa qualidade nutricional, pensando em maior teor de fibras, saúde intestinal e saúde cardiovascular”, acrescenta Modenezi.
•É possível variar o sabor com o tipo de preparo do ovo, que pode ser mexido ou frito. Além disso, pode-se adicionar também um queijo mais magro e variar nos temperos, como pimenta do reino e tomilho.
Especialistas destacam ainda que, além da alimentação, é preciso comer mais devagar e mastigar bem os alimentos para melhorar a digestão, que começa na boca.
A saliva contém enzimas digestivas que começam a decompor os carboidratos ainda na boca e mastigar bem ajuda a quebrar os alimentos em pedaços menores, facilitando o trabalho do estômago e dos intestinos.
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar