Entre no
nosso grupo!
WhatsApp
  RSS
  Whatsapp

  22:17

Alerta golpe: é FAKE mensagem de WhatsApp que promete 'abono natalino'

Circula no WhatsApp uma mensagem que usa símbolos da Caixa e do governo federal e promete pagamento de um "abono natalino". É #FAKE.

Como é a publicação falsa?

O texto diz: "Abono natalino. Consulte se você tem direito ao benefício no valor de R$ 930".

Mais abaixo, a mensagem repete o teor do título, mas muda o valor e recomenda um link hospedado na Rússia:

"Consulte se você pode ter direito ao abono natalino no valor de R$ 540 e saque imediatamente via PIX. Consulte agora: https://abononatalino@aux6.ru. Consulta liberada para todos até: 19/11/2025 Mais de 5.541.985 de pessoas tiveram direito hoje!".

Por que o posto é mentiroso?

O Fato ou Fake mostrou a mensagem falsa às assessorias de imprensa do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e da Caixa Econômica Federal. Em respostas por e-mail, ambas desmentiram o conteúdo fraudulento. Leia:

"Não há qualquer iniciativa do MDS relacionada a esse abono natalino. Vale destacar, inclusive, que estão utilizando a marca antiga do governo. Por aqui, não existe nenhuma ação nesse sentido."

"O banco [Caixa] reforça que todas as informações oficiais sobre programas sociais e benefícios são divulgadas exclusivamente por meio dos canais oficiais do banco e do governo federal, como os sites com domínio 'gov.br' e os perfis verificados nas redes sociais. A Caixa não realiza por meio de terceiros a distribuição de links compartilhados em mídias sociais ou aplicativos de mensagens. Recomendamos que a população não acesse, compartilhe ou forneça dados pessoais em links suspeitos."

Quais são os sinais de alerta

O site citado na mensagem falsa (https://abononatalino@aux6.ru) não tem nenhuma relação com sites governamentais (gov.br). O Fato ou Fake submeteu o endereço falso a sites especializados em avaliação de segurança que o apontam como inseguro e de alto risco para golpes.

Um deles – o Scamadviser – indica se uma página é legítima ou fraudulenta. No caso analisado, o índice de confiança foi de 1/100 (muito provavelmente inseguro). A classificação diz: "sites com pontuação entre 1 e 20 apresentam alto risco de serem maliciosos ou não confiáveis. Podem conter malware (programa malicioso), phishing (furto de dados e dinheiro) e golpes". "Tenha extrema cautela e evite inserir qualquer informação pessoal."

Além disso, o site citado na fake tem estrutura similar a outro endereço (https://auxiliomoradia@aux6.ru/) que já foi usado em um golpe que prometia acesso ao auxílio-moradia.

Fonte: G1

Mais de Polícia