Entre no
nosso grupo!
WhatsApp
  RSS
  Whatsapp

  16:57

BICENTENÁRIO DE CAMPO MAIOR, NOTÍCIA DO JORNAL O DOMINICAL DE 1962

Campo Maior, a cidade heroica piauiense, vivem dias de intensa vibração cívico-religiosa, comemorando, condignamente, o segundo centenário de sua instalação como município do Brasil.

Abrindo as comemorações, no dia 8, pela manhã, perante autoridades e grande massa popular, houve a Parada Militar e Escolar, com participação da 1ª Cia do 2° BEC, Ginásios e grupos escolares. Na parada, desfilaram carros alegóricos apresentando, com muita arte e bom gosto, flasches históricos da vida da cidade, merecendo especial menção, o carro da instalação do município e da batalha do Genipapo. 

Neste mesmo dia houve recepção especial, na Prefeitura e Câmara Municipal e exibição de filmes em sessão continua, para o público, no Cine Nazareth, de portas abertas.

No dia onze houve competições esportivas e bailes de gala dos principais clubes sociais de Campo Maior. As comemorações do dia doze estiveram sob responsabilidade do “Lions Clube de Campo Maior”. Pela manhã houve a disputa de um interessantíssimo match de foot-ball entre duas equipes infantis; uma de volley ball de equipes femininas de Campo Maior e Teresina; uma de basket ball de equipes femininas de Teresina.

O ponto alto desse dia foi a sessão solene, às 19 horas, no Iate Clube Laguna. Merece especial menção um desfile infantil, com trajes típicos de diversos países: os casaizinhos pela riqueza das fantasias e desembaraço e naturalidade no desfile, mereceram entusiásticos aplausos da grande e seleta assistência. As conferencias pronunciadas estiveram a cargo do Dr. Joaquim de Oliveira, do Dr. Raimundo Santana, e do Mons. Joaquim Chaves. 

Não podemos deixar de destacar os números de arte – canto, dança e recitação – apresentados por gentis senhoritas e rapazes da sociedade campo-maiorense. Na tarde do dia 14, foi solenemente recebido na cidade bicentenária o Exm° e Revm° Sr. Arcebispo Metropolitano D. Avelar Brandão Vilela. O carro de sua Exc.ª. Entrou em Campo Maior procedido de centenas de ciclistas e acompanhado por um cortejo de vários carros que conduziam autoridades e pessoas gradas da sociedade local. Ao penetrar na praça Bona Primo, S. Excia. Desceu do carro para passar em revista os Ginásios e grupos escolares formados em sua honra, sob intensos aplausos da grande massa humana que ali se comprimia. No palanque sua Excia. Foi saudado pelo Prof. Campos, respondendo com um belo improviso, no encerramento do qual comunicou aos campo-maiorenses que já havia pedido a Santa Sé, para o seu pároco, o Padre Mateus Cortez, o título de Monsenhor. Uma explosão delirante de aplausos acolheu aquela comunicação alvissareira do Sr. Arcebispo. 

As festividades religiosas do dia 15 encerraram brilhantemente as comemorações do bicentenário de Campo Maior. Pela manhã uma impressionante cerimônia, houve a benção da nova Matriz do grande Padroeiro dos campo-maiorenses, Santo Antônio, e sagração de seu Altar-mor. Às 5 horas da tarde foi cantado solene Te Deum. 

Também neste dia a Prefeitura Municipal inaugurou solenemente os Serviço de Água e Esgoto da cidade. Encerrando esta ligeira resenha do que se passou em Campo Maior na festividade do bicentenário. Não podemos deixar de aludir a inauguração do dia 8, da RádioDifusora de Campo Maior, da Cadeia da Rádio Clube do Mearim. 

 

Fonte: BICENTENÁRIO DE CAMPO MAIOR. O DOMINICAL: Semanário de Orientação Católica, Teresina, 19 de agosto de 1962. Ano XXVII, n° 33. P. 1-4.

Mais de DÁRIO LENO